O Hospital Regional Dr. Pontes Neto iniciou, nessa sexta-feira, 14 de junho, a realização de cirurgia utilizando uma técnica inovadora, a videolaparoscopia, oferecendo aos pacientes menor dor no pós-operatório, melhores resultados estéticos, recuperação mais rápida e, consequentemente, menor permanência hospitalar e riscos de infecções.
O procedimento é realizado pela equipe médica com o auxílio de uma câmera ligada a uma ótica que é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças. O médico Pedro Coelho publicou nas redes sociais imagens do primeiro procedimento desse porte na histórica unidade de saúde da cidade, que agora conta com este recurso. Graças a chegada do equipamento, segundo o médico, a Secretaria de Saúde da cidade realizará um mutirão de cirurgias utilizando a tecnologia para reduzir a fila de espera.
Os novos equipamentos utilizados na unidade são oriundos de recursos financeiros fruto de emenda parlamentar, inclusive, do deputado federal José Nobre Guimarães (PT). Para o mutirão, também foram assegurados recursos de emendas dos deputados Eunício Oliveira (MDB) e Daniel Oliveira (MDB). A realização do mutirão de cirurgias foi adiantada pelo prefeito da cidade, Cirilo Pimenta (PSB), em entrevista recente ao Sistema Maior de Comunicação. Segundo o gestor, a iniciativa visa desafogar a alta demanda por procedimentos no Pontes Neto.