A igrejinha localizada no alto do serrote do Boqueirão, em Quixeramobim, foi entregue na manhã desse domingo, 02 de junho, por fiéis à Paróquia de Santo Antônio. A iniciativa de recuperação do espaço iniciou em 2020 e contou com a ajuda de vários voluntários.
Diversos fiéis subiram o serrote e participaram da Santa Missa que ocorreu na parte externa da igreja. Muitos foram os que ajudaram na realização da reconstrução do espaço que havia sido vandalizado há algum tempo. Agora, em posse da chave, os organizadores do movimento que reconstruiu a igrejinha do Cruzeiro repassaram à Paróquia os cuidados com o espaço sagrado.
Histórico do Cruzeiro
A tradição religiosa no alto da Serra do Boqueirão iniciou em 1955, com Antônio da Mariagui, quando ele instalou uma cruz que simbolizava o início da subida para realização de orações e contemplação da natureza. Entre 1982 e 1984 novos organizadores se mobilizaram para construírem a primeira igrejinha, que foi inaugurada apenas 10 anos depois, em 1992. Assim como agora, a construção ocorreu graças ao mutirão de ajuda de quem queria ver o espaço de pé.
A partir dos anos 2000, a igreja passou ter menos visitação e consequentemente sofrer com ações de vândalos que, infelizmente, destruíram o espaço, sobrando apenas a base. No ano de 2020, mobilizados pelo desejo de reconstrução, um novo grupo de voluntários resolveu reconstruir a igrejinha, feito este concretizado em 02 de junho deste ano.