A Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA), por meio da Coordenadoria do Desenvolvimento das Cadeias Produtivas da Pecuária (Codep), organizou capacitação sobre o sistema de reuso na Fazenda Normal, em Quixeramobim, dos dias 16 a 19 de abril. A atividade, direcionada a técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), teve como objetivo destacar a tecnologia de reutilização das águas cinzas – da pia, lavagem de roupa e do banho -, para irrigação da palma forrageira.
A formação foi organizada em parceria com a Ematerce, vinculada à SDA, e com o Instituto Agropolos. O técnico da Codep, Marcio Peixoto, explicou a capacitação. “O sistema de reuso na Fazenda Normal vai embasar estudo de técnicos, produtores e alunos. O nosso intuito foi mostrar que os produtores podem reutilizar essa água para fins específicos. Com o sistema em uso, a produção do agricultor pode ser potencializada e pode gerar, dentro de um ano, toneladas de matéria verde para o rebanho, que pode ser fornecido para bovino, ovino, caprino, galinha e até suíno. Por isso é tão importante difundir essa inovação, do desperdício de água à produção de alimentos para o rebanho”, pontuou.
Sistema de reuso
O Sistema de Reuso de Água é uma opção estratégica de convivência com o semiárido, pois proporciona o aumento da disponibilidade de águas às famílias agricultoras. Além disso, a coleta e tratamento de água cinza é um importante avanço para o meio ambiente e a saúde pública.
O sistema faz a coleta, tratamento e reutilização da água cinza domiciliar (banho, pia e lavanderia) que antes ia direto para o solo. Após o processo de filtragem pode ser utilizada para fortalecer os quintais produtivos, contribuindo para segurança alimentar e nutricional e para geração de renda.
As águas cinzas passam por uma caixa de gordura e são canalizadas para um biodigestor anaeróbico. Depois do processo digestor, as águas passam por um filtro e são canalizadas para outro tanque, de onde são usadas na irrigação de verduras (tomates, quiabos, beringelas, entre outras), fruteiras e forragens para animais.
Mais detalhes sobre o sistema de reuso de águas cinzas AQUI.