Hoje, 1º de maio, há 50 anos, a cidade de Quixeramobim passava por uma de suas mais impressionantes cheias desde a construção da Barragem, iniciada em 1958 e entregue em meados de 1960.
A maior enchente da história de Quixeramobim
De acordo com os registros, a ocorrência se deu em virtude das fortes chuvas que caíram na região no mês de abril de 74, fazendo com que o açude Teotônio, localizado na comunidade de Cajazeiras, no então Distrito de Madalena (que ainda pertencia ao município de Quixeramobim), arrombasse, trazendo grande volume de água para a Barragem.
Como consequência, a água “lavou” por cima a parede do reservatório. O espetáculo foi bonito, mas o município registrou diversos pontos de alagamentos, como na Praça Coronel João Paulino, nas ruas Presidente Vargas, 14 de Agosto e Cônego Aureliano Mota, e no Centro da Cidade. Na Ponte Metálica, a água quase alcançou o piso.
Esses registros históricos estão sendo expostos neste 1º de Maio na sede da Defesa Civil, em Quixeramobim, em uma exposição fotográfica organizada e catalogada pelo Museu da Fotografia de Quixeramobim.