A Polícia Federal, deflagrou nesta sexta-feira, 8, a Operação Verdade Ilusória, que visa dar cumprimento a seis mandados de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal em Fortaleza, no Ceará.
A investigação, que teve início a partir de uma prisão em flagrante ocorrida em São Paulo/SP, busca angariar maiores elementos probatórios acerca da atuação de uma organização criminosa, voltada para inserção de dados falsos nos sistemas da Receita Federal do Brasil, visando o recebimento de valores a título de restituição de imposto de renda.
Foram identificadas pela Receita Federal em São Paulo mais de 12 mil declarações de IR fraudadas, a sua maioria em nome de estrangeiros que já saíram definitivamente do território nacional, totalizando um prejuízo superior a R$ 2,7 milhões de reais.
As medidas judiciais cumpridas, inclusive o bloqueio das contas bancárias dos investigados, objetivam colher maiores elementos de prova acerca da participação de cada um dos membros da organização criminosa, bem como rastrear e recuperar o dano causado.
Os investigados poderão responder, na medida das suas responsabilidades, pelos crimes de estelionato qualificado, falsificação e uso de documento falso, lavagem de dinheiro e integrar organização criminosa.