Com o propósito de assegurar o espaço necessário para a construção do futuro Campus Iracema da Universidade Federal do Ceará (UFC), o Governo do Ceará, a UFC e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), assinaram, nessa sexta-feira, 02, o protocolo de intenções para transferência de titularidade de imóvel da empresa pública localizado na Praia de Iracema.
Em cerimônia no Palácio da Abolição, a vice-governadora Jade Romero – representando o governador Elmano de Freitas – ressaltou a importância de decisões como a tomada em dezembro do ano passado, que disponibilizou o espaço do que seria o Acquario, na Rua dos Tabajaras, para a implantação de um novo campus da UFC.
“Este momento é muito especial. A história da Universidade Federal do Ceará (UFC) leva consigo o nome do Ceará em pesquisa, desenvolvimento e tantas outras políticas públicas”, enfatizou a vice-governadora. “É uma alegria estarmos aqui firmando, e honrando, esse compromisso que já tínhamos feito no final do ano, da chegada desse espaço. Que dá o espaço para a realização desse grande sonho, que é a resolução de um desafio do Acquario e a chegada do Labomar”, completou Jade Romero.
O espaço abrigará a nova sede do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) e o Centro Tecnológico de Ciências Naturais (CTCN). O equipamento será dedicado à divulgação científica de ecossistemas do Ceará, com exibições permanentes e temporárias, experiências interativas, aquário virtual imersivo, sala de cinema e anfiteatro para palestras e cursos.
O reitor da UFC, Custódio Almeida, comemorou o que chamou de “consolidação de um belíssimo projeto”. “É um momento muito especial pra nós. No dia 29 de dezembro estivemos no Palácio da Abolição, para um encontro onde fizemos a assinatura do termo de compromisso para a doação do Acquario para a UFC. Foi um entusiasmo de todas as partes. Só que o campus não se consolida apenas com a parte do Acquario, porque é uma área pequena para a instalação de um novo campus da UFC. Então, a área dos Correios é indispensável. Com essas duas áreas, temos o espaço necessário para implantar o novo campus completo, onde cerca de 3 a 4 mil estudantes vão conviver todos os dias”, pontuou o reitor.
De acordo com o responsável pela UFC, os recursos para a implantação do campus já estão garantidos e as obras terão início o mais breve possível.
Cooperação
O protocolo estabelece a cooperação mútua entre a UFC e os Correios para dar início aos estudos de viabilidade técnica para transferência do espaço, localizado na Rua dos Tabajaras, que deverá ser integrado ao futuro Campus Iracema da UFC. Atualmente, ele sedia o Centro de Encomendas e Entregas (CEE) dos Correios. A transferência definitiva da propriedade dos Correios será efetivada por meio de assinatura de termo próprio.
Satisfeito por estar vendo os Correios servir a uma ação social, disponibilizando o espaço para benefício da comunidade e da população cearense, o diretor de administração dos Correios, José Rorício Aguiar, ressaltou a alegria pelo momento.
“É muito importante estar no Ceará para essa ação. É um momento muito especial. Estamos aqui hoje participando desse projeto, e pra gente é um movimento de continuidade, que vem do primeiro dia do governo do presidente Lula, que tirou os Correios da privatização. Assim, assumindo o lado social dos Correios. É um prazer participar deste projeto, que visa o interesse social, o interesse do povo do Ceará”, concluiu.
Para além do acordo entre UFC e Correios, o documento também prevê cooperação com o Governo do Ceará para a construção de um novo Centro de Distribuição para a empresa pública, em espaço a ser indicado posteriormente. O acordo tem anuência da Superintendência de Patrimônio da União (SPU).