Há quem acredite em tudo que se posta ou se compartilha nas redes sociais, algo que tem se tornado muito mais frequente nos últimos dias e aprendemos a chamar de: compartilhamento das chamadas ‘fake news’ ou notícias falsas. Mais uma dessas notícias voltou a circular em grupos de WhatsApp em Quixeramobim.
A redação do Quixeramobim Agora recebeu de inúmeras fontes, até mesmo de ouvintes das emissoras do Sistema Maior de Comunicação, imagens de um homem que teria sido atacado por uma onça na comunidade de Riachuelo, no Distrito de Passagem, zona rural da cidade. No vídeo, um homem narra a vítima do ataque bastante ferida. As imagens são fortes e causam bastante espanto pela violência. O vídeo seguia acompanhado de áudios de pessoas informando sobre o fato.
Nossa equipe entrou em contato com profissionais da UPA de Quixeramobim para saber se alguém teria dado entrada na unidade com ferimentos ocasionados por mordida de onça, o que foi negado. Nem mesmo os próprios moradores da comunidade de Riachuelo sabiam do ocorrido por lá, mas estavam assustados com toda repercussão.
Verdade sobre o fato
O ataque da onça ocorreu, mas não em Quixeramobim, como a notícia se propagou. O caso aconteceu em Belém de São Francisco, cerca de 90 km de distância do município de Carnaubeira da Penha, onde, há seis dias, uma agricultora também foi atacada por uma onça, no Estado de Pernambuco. A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH) confirmou o ocorrido na última quinta-feira, 18, conforme o site Folha de Pernambuco.
É preciso ter muito cuidado com o compartilhamento de informações. Antes de repassar, confirme a veracidade.