Os secretários executivos da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, Marcos Jacinto e Pedro Neto, cumpriram série de atividades na cidade de Quixeramobim, no Sertão Central, nessa segunda-feira, 10. Na agenda, os representantes da SDA visitaram a Fazenda Normal, o Laticínio Terra Conquistada e o acampamento Boa Vista, além de uma unidade gestora do Programa Ceará Sem Fome.
Pela manhã, os secretários visitaram a Fazenda Normal, administrada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce). Em seguida, foi a vez do Laticínio Terra Conquistada, projeto apoiado pelo São José. No acampamento Boa Vista, foi apresentada a experiência de um grupo de agricultores que produz hortaliças. “Na ocasião, ventilou-se a possibilidade de a SDA apoiar a iniciativa”, afirmou Marcos Jacinto.
A última atividade na cidade incluiu reunião na sede do Instituto Antônio Conselheiro (IAC), uma das unidades gerenciadoras de cozinhas sociais do Projeto Ceará Sem Fome. “Foi um dia proveitoso, uma troca de experiências de muitos projetos. Queremos manter apoio às ações desempenhadas por nossa secretaria. Já no encontro no IAC, conversei com o coordenador Flávio Henrique, onde a gente tratou diversas questões, inclusive do Ceará Sem Fome. A entidade vai começar já na próxima semana a inauguração de todas as cozinhas aqui da região do Sertão Central”, projetou Marcos Jacinto.
Agroindústria de Lacticínios Terra Conquistada
A Agroindústria de Lacticínios Terra Conquistada, localizada no Assentamento Nova Canaã, em Quixeramobim, foi entregue em junho de 2022. Considerado o maior projeto produtivo assistido pela terceira etapa do Projeto São José, o empreendimento recebeu investimento de mais de R$7 milhões e beneficia cerca de 28 assentamentos ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).
No total, a agroindústria entrega cerca de 4.600 litros de leite pasteurizado por dia, para 15 municípios da região. Já o quantitativo de leite restante é distribuído na produção de queijo, nata e requeijão, outros produtos feitos na Laticínios Terra Conquistada.
A produção de leite pasteurizado é destinado para o Programa de Nacional de Alimentação Escolar de Quixeramobim e, ainda, distribuídos nos municípios de Quixeramobim, Senador Pompeu, Milhã, Irapuan Pinheiro, Solonópole, Piquet Carneiro, Banabuiú, Ibicuitinga, Ibaretama, Quixadá, Madalena Itatira, Boa Viagem, Mombaça e Pedra Branca.
Os produtos também estão sendo comercializados em supermercados da região do Sertão Central do Ceará, na rede do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) de todo o Ceará, para a Marinha e para uma empresa que produz refeições coletivas para universidades, hospitais, penitenciárias e outros.
Além dos 19 empregos diretos, a fábrica gera 15 empregos indiretos e trabalha com 125 produtores da região, sendo 100 cooperados e 25 pequenos agricultores familiares, de 14 localidades, sendo quatro comunidades rurais, nove assentamentos da reforma agrária e um acampamento.