A vice-governadora Jade Romero assinou, nessa sexta-feira, 18, acordo de cooperação com a rede Gerando Falcões para a implementação do programa Favela 3D (Digna, Digital e Desenvolvida), ação que irá beneficiar mais de 600 famílias que residem na comunidade do Inferninho, no bairro Vila Velha, em Fortaleza. Também participaram da assinatura a secretária da Proteção Social, Onélia Santana; o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), Evandro Leitão; o presidente e fundador da Gerando Falcões, Edu Lyra; e o CEO do Instituto Pensando Bem, Rutenio Florêncio; entre outras autoridades.
Jade Romero destacou o poder transformador do programa Favela 3D, ressaltando o potencial no combate às desigualdades. “É uma alegria muito grande ver esse tipo de programa sendo desenvolvido em Fortaleza. Vemos nesta ação uma união de esforços em prol de um objetivo muito nobre, gerando ainda mais oportunidades. No sentido de podermos diminuirmos as desigualdades, capacitar as nossas mulheres, fortalecer a nossa educação, fortalecer as nossas políticas públicas”, disse.
“O Ceará Sem Fome é primordial como ação de garantia de segurança alimentar, mas junto a isso também ofertarmos ações de empreendedorismo, de capacitação. Explorando todo esse potencial desta comunidade, que sabemos que é grande”, complementou a vice-governadora.
Com a assinatura do acordo, o objetivo é a junção de esforços para a criação de política pública visando a superação da pobreza e a redução da desigualdade social embasada nas tecnologias sociais do programa Favela 3D, desenvolvendo e transformando territórios vulneráveis em todo o Ceará.
Do inferno ao céu
Nascido e criado na Favela do Inferninho, Rutênio Florêncio é um exemplo vivo de transformação social. Atualmente, como líder social, acredita que tal mudança é possível para todos. “Vamos mostrar que a favela do Inferninho não é um inferno e sim, um local de transformação social. Todos vocês serão o principal motivo dessa mudança. Vamos mostrar para todo o Ceará que o lugar de pobreza é um só: o museu”, discorreu de forma animada.
Moradora da região, Maria de Assis Moura comemorou a chegada do programa, afirmando que desta maneira a população, de modo geral, ganha mais esperança. “Ver essa movimentação me enche de alegria. É motivo de esperança, de que vamos ver acontecer certas mudanças, dias melhores para todos”, projetou.
Sobre a Gerando Falcões
A Gerando Falcões é um ecossistema de desenvolvimento social que atua em rede para acelerar o poder de impacto de líderes de favelas de todo país em prol do fim das desigualdades sociais. Seu foco são iniciativas transformadoras, capazes de gerar resultados de longo prazo. O projeto entrega serviços de educação, desenvolvimento econômico e cidadania e executa programas de transformação sistêmica em comunidades, como o Favela 3D.
Edu Lyra salientou a importância de se ter a parceria de diversos setores para o desenvolvimento social e econômico de comunidades como a da Favela do Inferninho. “O Governo do Ceará, mesmo com tantas políticas públicas e sendo referência em tantas outras áreas, teve a humildade para vir aprender, ensinar, trabalhar na ponta. Nós queremos, junto com o Governo do Estado, com o setor privado, zerar o analfabetismo, a fila em creche e criar também independência financeira para essa comunidade. Não são em todos os lugares que somos tão bem recebidos como aqui. Hoje é um dia feliz e de esperança para todos. Estaremos juntos até o final”, exclamou.
Novos equipamentos
Em sua fala, Onélia Santana elogiou o trabalho das lideranças sociais na comunidade e também adiantou a chegada de uma brinquedopraça para o local, fortalecendo o desenvolvimento da região. “Nós já temos aqui diversas ações da Secretaria da Proteção Social (SPS), como o Esporte Superação, o projeto Mais Nutrição… É por isso que estamos aqui, por acreditar no potencial de cada jovem, de cada pessoa desta comunidade. Em breve, teremos também uma nova brinquedopraça, trazendo mais um espaço de qualidade para todos e todas”, comentou.
Evandro Leitão também aproveitou o momento para adiantar a chegada de um Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos para a comunidade. “Participar de um evento desse me faz refletir que podemos dar nossa parcela de contribuição para uma sociedade mais igualitária, através de parceria do poder publico, com a cadeia produtiva e a sociedade civil. Em nome da Alece [Assembleia Legislativa do Ceará], quero anunciar que estamos implantando aqui, através do Comitê de Responsabilidade Social (CRS), idealizado pela minha esposa, Cristiane Leitão, um Núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, que juntamente com o trabalho de colegas deputados vai capacitar 1.500 pessoas para implantar uma cultura de paz na comunidade”, finalizou.