Anthony Gabriel Zeferino Ribeiro, de 1 ano e 10 meses, encontra-se na UTI do Hospital Regional Norte (HRN) desde a última terça-feira, 15, por receber na veia, no Hospital Municipal de Morrinhos, interior do Ceará, medicação que deveria ser inalada.
Segundo a prima de Anthony, Luciana, o menino deu entrada no hospital com sintomas gripais e suspeita de pneumonia. A criança estava com febre e falta de ar.
Após passar pelo médico e receitadas as devidas medicações, uma enfermeira aplicou em sua veia um remédio que deveria ser aplicado por soro e inalado.
Anthony Gabriel ficou em estado grave com o erro da profissional, desmaiou e teve sangramentos pelo nariz e pela boca, além de quatro paradas respiratórias. No Hospital Regional de Sobral, para onde ele foi transferido, os médicos realizaram quatro reanimações no garoto e foi intubado na UTI com sangramento nos dois pulmões.
A profissional responsável pelo erro foi afastada da função e segundo informou o HRN, Gabriel está em “curva de melhora”.