Quem vê Quixeramobim hoje jamais poderia imaginar, em comparação com Fortaleza, que esse município do Interior do Ceará poderia ter se tornado capital do Estado. Pois bem! Foi isso que propôs o então deputado estadual João Paulino de Barros Leal, ainda no século XIX.
O projeto apresentado na então Assembleia Provincial pelo parlamentar foi recusado, no entanto, ainda chegou a ser subscrito, ou seja, apoiado pelos deputados Amorim Garcia, Lourenço Feitosa e Castro, Francisco Cunegundes, Alves Barreira, Urcesino Magalhães, Francisco Gomes.
Esse é um dos fatos que permeia a história do município que está localizado no Ceará e que hoje, 14 de agosto, completa 234 anos de emancipação política e 166 anos de cidade.
Entre outros aspectos da história, a cidade já foi utilizada como local para tratamento de enfermos, devido ao clima. Nesse contexto, pessoas vinham de outras regiões e lugares do país para se tratar no município, como o poeta Manuel Bandeira, que escreveu ‘Saudades de Quixeramobim’.
Outro fato histórico é que em 9 de janeiro de 1824, a Câmara da vila de Campo Maior, antigo nome de Quixeramobim, declarou destituído o imperador do Brasil, dom Pedro I, e a dinastia de Bragança. Na época, decidiram também os políticos reunidos na atual Quixeramobim instaurar no Brasil uma “República estável e liberal”. O ato pioneiro de revolta contra o imperador foi o precursor da Confederação do Equador, um dos mais importantes movimentos revolucionários da história do Nordeste.
Entre diversos assuntos, a cidade é terra do conhecido Antônio Conselheiro, líder religioso e fundador do arraial de Belo Monte, conhecido como Canudos. Sua existência representou a luta contra as desigualdades sociais e as injustiças cometidas contra o povo. Sua figura, hoje, possui o mesmo significado, amplamente explorada no meio cultural, social e estudada em escolas e universidades.
Para finalizar, segue o mapa do Ceará de 1823, com a extensão territorial de Quixeramobim, terra mãe de boa parte do Sertão Central. Na época, o Estado contava com 18 municípios:
O município fez e faz história no Ceará e no Brasil. É conhecido por muitos e reconhecido nacionalmente pelos filhos e filhas ilustres que possui. À Quixeramobim, o desejo de história longa e próspera. (Do Repórter Ceará)