A quadrilha junina Sol do Meu Sertão, de Quixeramobim, faz sua estreia na temporada do São João de 2023 na noite deste domingo, 11, a partir de 20h, no ginásio do bairro da Maravilha. Este ano a Sol vai homenagear o cantor e compositor pernambucano Francisco de Assis França, mais conhecido como Chico Science.
“Manguebeat – Da Lama do Manguezal a festança no Arraial”, esta é a temática do grupo. O “MANGUEBEAT” surgiu na cidade de Recife na década de 90, como um movimento de contracultura. Ele era formado principalmente por jovens que usavam a música como uma forma de inclusão. O movimento preza pela valorização das culturas regionais nordestinas e desenvolvimento de um senso local de identidade própria, além de criticar as condições de vida da população e o estado de conservação do manguezal.
O movimento ‘Manguebeat’ entra para a história do São João como uma arte consciente e preocupada com as questões do ser social, ao trazer no seu seio reflexões sobre os descasos que a cidade de Recife sofria na época. Chico Science, principal responsável pelo movimento, em suas músicas mostrou não só para a cidade, mas para o mundo, que ao injetar uma antena parabólica na lama, Recife não morreria de infarto já que a capital era tida como a quarta pior cidade do mundo para se morar. Chico, ao criar esta cena, devolve o ânimo para a cidade.
Serviço
Estreia da Quadrilha Junina Sol do Meu Sertão
Ginásio da Maravilha – Quixeramobim/CE
Domingo, 11/06, a partir de 20h
Entrada gratuita