A Brisanet Telecomunicações instalará em toda a zona urbana de Quixeramobim, no Sertão Central, a rede 5G. O passo tecnológico representa um marco muito importante para o município.
O intuito da empresa de telecomunicações é instalar toda a rede 5G na cidade nos próximos 60 dias e depois seguir para a zona rural do município.
O CEO da Brisanet, Roberto Nogueira, havia se reunido, em março, com prefeitos de oito municípios do Centro-Sul e do Sertão Central do Estado para discutir a implementação da tecnologia nas áreas urbanas destas cidades, que são Piquet Carneiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Senador Pompeu, Milhã, Solonópole, Acopiara, Pedra Branca e Mombaça. O intuito é que até o terceiro trimestre de 2023 o processo esteja concluído.
Caso a implementação em Quixeramobim ocorra em 60 dias, como previsto pela empresa, a cidade será a primeira do Sertão Central, e uma das poucas do Interior do Estado a possuir a tecnologia.
Sobre o 5G
A rede 5G é a tecnologia de quinta geração da internet móvel que chega ao Brasil trazendo maior velocidade e alcance. Com ela, é prevista uma grande revolução do momento digital e transformação do mercado de trabalho de modo geral.
Por meio dela, será possível ter acesso a intercomunicações de dispositivos e equipamentos tradicionais, onde o acesso de equipamentos e utensílios domésticos estarão cada vez mais interligados com o uso da Internet das coisas (IoT).
A rede 5G foi lançada oficialmente em abril de 2019 na Coréia do Sul e está em processo de expansão para diversos locais do mundo. (Do Repórter Ceará)