Um homem de 18 anos foi detido por equipes da Polícia Militar após ser flagrado pichando edificações em Quixeramobim. A ação ocorreu na manhã dessa quarta-feira, 10. Quando adolescente, o suspeito já respondeu a um ato infracional análogo ao crime de tráfico de drogas.
As equipes do Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) patrulhavam na região e foram acionados para uma ocorrência. Na ocasião, diversas paredes de edificações foram encontradas pichadas com símbolos de apologia ao crime. No local, os policiais militares realizaram buscas e visualizaram um homem tentando fugir.
Com o indivíduo, os raianos apreenderam duas latas de tinta spray. Diante disso, o homem foi conduzido à Delegacia Municipal de Quixeramobim, unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), onde foi autuado em um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por crime ambiental.
O que diz a Lei?
De acordo com o artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, pichar ou por outro meio conspurcar (manchar) edificação ou monumento urbano é crime. A pena consiste em detenção de três meses a um ano, e multa.
Denúncias
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (88) 3441.0302, da Delegacia Municipal de Quixeramobim.
As denúncias podem ser direcionadas ainda para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato da fonte é garantido.