A exposição ‘Tramas de Belo Monte’, dos curadores Danilo Patrício e Osvaldo Costa, primeiro trabalho artístico da Casa de Antônio Conselheiro, em Quixeramobim, ficará disponível ao público até o dia 10 de maio, quarta-feira.
Pensando na oportunidade, a CAC ampliou o horário de visitação da exposição. Até amanhã, quarta-feira, 10, último dia disponível, o equipamento ficará aberto de 8 às 12 e de 14 as 21 horas. Essa é sua última oportunidade de viajar nas “Tramas de Belo Monte”.
Sobre a exposição
A exposição coletiva “Tramas de Belo Monte” tem curadoria de Danilo Patrício e Osvaldo Costa e reúne artistas como Luci Sacoleira, Renata Santiago, Simone Barreto e Tibico Brasil, apresentando repertórios estéticos ligados ao episódio Canudos, a partir da Guerra, em diálogo com temas e questões do Brasil que permanecem atuais.
A proposta foi inicialmente idealizada em cinco pontos gerais, as tramas. Os curadores partiram de cinco tramas, que, mediante pesquisa e percursos de diálogos, se entrelaçam no corpo narrativo móvel da exposição: Trama A Casa; Trama O tempo, Trama Os corpos, Trama: Olhares, vozes, olhares e os múltiplos sentidos; Trama Laços entre muitos.
Um dos destaques da exposição é trabalhar com materiais diretamente produzidos por Antônio Conselheiro, exemplo maior estando nos seus manuscritos, que estão presentes em painéis, com a própria letra do personagem, sua escrita, e com trechos escritos em parte de paredes internas.
A exposição também tem vídeos espalhados pelos lugares da Casa, conforme disposição do Projeto Expográfico. Em perspectiva interativa, o visitante pode ouvir depoimentos de pesquisadores de Canudos e personagens com trajetórias de vida ligadas ao episódio. Há também um espaço, a latada do Belo Monte, onde se pode ouvir músicas diversas que se ligam ao universo de Canudos, contando-se com dispositivo que oportuniza e escolhas de escuta e leitura para conhecimento dos repertórios musicais.
Serviço
Últimos dias exposição “Tramas de Belo Monte”
Local: Casa de Antônio Conselheiro (Rua Cônego Aureliano Mota – 210 / Centro – Quixeramobim/CE)
Data: Até 10 de maio (quarta-feira), de 8 às 12 e 14 às 21h
A Casa de Antônio Conselheiro é um equipamento da Secult Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar.