Com o tema “Democracia e civilização: vida digna ao povo do Sertão”, acontece nesta quinta-feira, 02, em Quixeramobim, no Sertão Central, a abertura do Conselheiro Vivo 2023 Vivo, evento que tem se consolidado ao longo dos anos como um espaço de debate contemporâneo e realização de eventos culturais que atualizam a memória de Antônio Conselheiro, líder religioso do Arraial de Belo Monte/Canudos (BA).
A programação terá início às 16 horas, com a realização de um cortejo com alunos das escolas municipais alusivo ao tema Conselheiro/Canudos. O cortejo sairá da antiga Estação Ferroviária, no Centro de Quixeramobim, até a Casa de Antônio Conselheiro, equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Estado, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, onde será realizada toda a atividade do primeiro dia do evento.
Às 19 horas, haverá a abertura oficial com as presenças dos realizadores do evento. Logo após, haverá a realização da Roda de Conversa “Feminismos e lutas por direitos: repercussões nas políticas públicas para as mulheres no Brasil” com a participação da ex-deputada federal Manuela d ́Ávila (PCdoB), escolhida recentemente pelo Governo Federal para presidir o Grupo de Trabalho de combate ao discurso de ódio e ao extremismo; da secretária da Cultura do Ceará, Luísa Cela; e da deputada estadual Larissa Gaspar (PT). A mediação do debate será da presidente da ONG IPHANAQ, Nayara Ribeiro.
Nas duas semanas do Conselheiro Vivo ocorre uma programação extensa na sede de Quixeramobim e na zona rural. Serão realizadas oficinas, intervenções artísticas, exibição de filmes, sarau, atividades de formação de professores da rede municipal de ensino e apresentações musicais. Estão confirmados shows de Zé Vicente, Nonato Lima, Junú, Neto Inácio, Mylla Torres e outros. No sábado, dia 11 de março, haverá o show de encerramento do Conselheiro Vivo com Azanias e banda, Banda Reite e Chambinho do Acordeon, na Praça da Cultura, no centro de Quixeramobim.