A Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro, dia que marca o início da Quaresma, terá programação religiosa com missas durante todo o dia na Paróquia de Santo Antônio de Pádua, em Quixeramobim. A celebração é marcada pela imposição de cinzas.
As cinzas utilizadas durante a missa são derivadas dos ramos utilizados na missa de Domingo de Ramos do ano anterior. Esses ramos são queimados e as cinzas obtidas são abençoadas com água benta e recebem incenso como aromatizante.
Na Paróquia de São Francisco de Assis, no Bairro Maravilha, as atividades religiosas acontecerão tanto em comunidades da zona rural, como na sede.
“As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer. A intenção desse sacramental é nos levar ao arrependimento dos pecados, é fazer-nos lembrar que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui”, diz um trecho de artigo do professor Felipe Aquino.