Com o tema ‘Escolha acertada’, eis a Coluna do Jornal O Estado, assinada pelo jornalista Fernando Maia:
“Enquanto o Estado inteiro sofre as consequências de mais um longo período chuvoso rarefeito, surge uma das melhores notícias da semana, não só para o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, como para as demais áreas do Estado afetadas por essas incertezas climáticas: o Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID elegeu Quixeramobim, entre todos os demais municípios do Nordeste, para a implantação de um Plano Piloto destinado a elaborar estratégias para enfrentar e combater as consequências das secas nessa região.
Para isso, além dos recursos, aquela instituição bancária, consagrada como incentivadora do desenvolvimento, mas também defensora de populações e regiões com problemas econômicos por motivos naturais contribuirá com a presença de técnicos que trabalharão associados a técnicos nordestinos. A escolha de Quixeramobim, para quem acompanha a História daquele município, pode ter tido motivações práticas, ligadas aos problemas a que o projeto se destina. O prefeito Cirilo Pimenta, motivado pela descoberta, por pesquisadores franceses e da Uece, de água potável em baixa profundidade, na localidade Vale do Forquilha, às margens do riacho do mesmo nome, criou o “Projeto Pingo D’água”, revolucionário e baratíssimo, para a irrigação de plantações diversas, pelo processo de gotejamento, com o que transformou aquela preciosa água de beber também em fonte de renda para mais de 1.000 famílias. O projeto, de grande singeleza, foi um sucesso.
Agora, tendo como local aquele município, o BID promove meios de como mostrar ao País que o Nordeste tem jeito. Para isso, bastam recursos, pois ao nordestino não faltam coragem e criatividade”.
Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação