De autoria do deputado estadual Capitão Wagner (PR), o requerimento que pede providências para a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS), no que se refere a apuração das denúncias da presença de grupos criminosos, em Fortaleza, foi aprovado, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa. Levando em consideração a gravidade e a veracidade dos fatos, é imprescindível a apuração.
Nos últimos meses, a mídia local e as redes sociais tem noticiado a existência de facções criminosas ligadas ao Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho, na capital cearense. Moradores informam que estes grupos se instalaram em vários bairros da periferia de Fortaleza e deram ordem de pacificação para gangues de traficantes dos bairros.
A “pacificação” das áreas mais críticas, em termos de segurança, aconteceu por causa da união entre vários grupos criminosos que antes eram inimigos. A ordem para que zerassem os assassinatos teria sido dada pelos líderes das duas facções. A ideia destas facções, que se intitulam “Guardiões do Estado”, é assumirem o total controle do tráfico de drogas em Fortaleza.
Outra aprovação
O pedido de providência ao governador do Estado, Camilo Santana (PT), que seja analisada a inclusão dos servidores inativos entre os beneficiários do seguro de vida e auxílio funeral dos servidores estaduais, também foi aprovado, nesta quinta-feira, 18 de fevereiro, na Assembleia Legislativa. (Com Ascom)