O senador Eunício Oliveira (PMDB) retorna hoje a Fortaleza, após férias no exterior, para articular o bloco de deputados ligados ao seu partido com vistas à eleição da Presidência da Câmara dos Deputados. Nesta sexta-feira, o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que concorre ao cargo, estará em Fortaleza para encontrar-se com correligionários de Eunício.
“Essa questão de voto é coisa que ninguém manda, mas, para ser sincero, tenho pedido aos meus aliados que votem no Eduardo. Claro que essa é uma questão partidária, mas também vejo como ele é capaz, mais preparado”, explicou Eunício, depois de dizer também tem conversado com parlamentares de outros estados e legendas.
Na terça-feira, o candidato do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP), também visitou Fortaleza à procura de votos cearenses. Agora, o peemedebista tentará conquistar o voto dos parlamentares que concorreram com a chapa peemedebista na eleição de outubro.
Às vésperas da visita, O POVO apurou que Cunha obterá o voto dos peemedebistas Danilo Forte, Aníbal Gomes e Vitor Valim. Além deles, Genecias Noronha, do Solidariedade, também votará no deputado carioca. Cabo Sabino e Goreti Pereira ainda aguardam a orientação do PR, mas estarão no encontro de logo mais.
Além de Eunício, Cunha prevê encontro com o senador eleito Tasso Jereissati (PSDB). Eduardo Cunha deverá articular voto de Raimundo Gomes de Matos para o caso de haver 2° turno, pois, no 1º, o tucano cearense votará no deputado Júlio Delgado (PSB -MG), seguindo orientação da legenda nacional.