Com 17 salas de aulas climatizadas e com equipamentos multimídia, biblioteca, capela, auditório para 800 pessoas sentadas e 22 laboratórios com equipamentos modernos e de alta tecnologia para proporcionar aos alunos pleno desenvolvimento de suas habilidades práticas, a CISNE – Faculdade de Quixadá e a CISNE – Faculdade Tecnológica de Quixadá, mantidas pelo Instituto Educacional e Tecnológico de Quixadá, serão inauguradas neste sábado, 17, a partir das 10 horas, naquele município.
A nova instituição, idealizada pelo Bispo Emérito de Quixadá, Dom Adélio Tomasin, juntamente com os empresários Ciro Magalhães, Fred Cirino, Alineane Santos e José Nilson, está instalada em uma área de 60 mil m², sendo 7 mil m² de área construída, 2 mil m² de área pavimentada, a Faculdade Cisne fica situada na Avenida Dr. Antônio Moreira Magalhães.
Sobre sua inauguração e as perspectivas de seu funcionamento, José Nilson Gomes, um dos diretores da unidade de ensino, concedeu entrevista ao Repórter Ceará, da Rádio Campo Maior AM 840.
“No dia 31 de dezembro foi homologado o credenciamento da instituição e as autorizações de cursos logo no início do ano, o que nos credenciou e nos habilitou pra funcionar na cidade de Quixadá. E já estamos oferecendo o primeiro vestibular. As inscrições já iniciam neste dia 17 e as provas, devido a urgência e fechamento do calendário acadêmico, vão acontecer no dia 25 de janeiro. Ofereceremos os cursos de bacharelado em Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Nutrição, Serviço Social e Medicina Veterinária e cursos tecnológicos em Publicidade e Propaganda, Designer de Interiores, Designer de Moda, Gestão de Recursos Humanos e Gestão Comercial”, disse.
José Nilson ressaltou a participação de Dom Adélio no empreendimento e afirmou que a Faculdade nasce com o intuito de somar: “Dom Adélio foi o catalisador e o maestro de nossa equipe, composta por mim, por Ciro Magalhães, Fred e sua esposa. Eles nos capitaneou e nos organizou para a gente criar uma nova instituição de ensino que nasce para ampliar a oferta, não nasce para concorrer com nenhuma outra instituição, tanto que tivemos o cuidado de manter essa linha de novos cursos. São cursos que não existem na região, que vão ampliar a oferta e consolidar a nossa região como Pólo Universitário”, afirmou.
O entrevistado lembrou que foi realizada uma pesquisa de mercado que apontou existir uma demanda para a implantação de cursos que serão ofertados e se faz necessário um fortalecimento do trabalho de inclusão no País: “O Brasil ainda precisa crescer muito em número de universitários. Basta você ver que o Brasil tem hoje apenas 18% da população jovem de 18 e 24 anos nas universidades. A Argentina, por exemplo, em níveis proporcionais, tem 36%, a Venezuela tem 43 e por aí afora. Então, nós precisamos ainda crescer muito na qualificação da nossa juventude e na possibilidade de inclusão dessa juventude no ensino superior. E esta é uma das propostas que a Faculdade se propõe. Ser uma Faculdade voltada também para as classes C,D e E, como uma forma de contribuir no desenvolvimento pessoal e transformar a realidade na qual estamos inseridos”.
Ainda falando em inclusão, José Nilson destacou que a Faculdade já está pleiteando o PROUNI (Programa Universidade para Todos) e o FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) e acredita que até a data do vestibular já tenha sido confirmada pelo MEC sua inclusão nos programas. “Desde o pensamento inicial da formação da nossa instituição, como uma instituição de inclusão, ela deverá ter valores diferenciados no mercado para que possa ampliar a possibilidade de pessoas com menos condições poderem fazer o seu curso superior, um curso superior diferenciado pela estrutura que está sendo apresentada e também pela qualidade do ensino, que é uma marca de Dom Adélio e que a gente quer honrar”.
Mais cursos
“Começamos com o máximo de cursos que o MEC permite para o início de uma Faculdade e tão logo isso esteja estabelecido e funcionando, vamos começar a pensar em um plano de expansão não só do ensino de graduação mas também no ensino de pós graduação e, num futuro próximo, mestrado e até doutorado, se Deus nos permitir”, disse José Nilson após ser indagado se há estudo para a implantação de novos cursos na instituição.
Ao finalizar sua participação, José Nilson lembrou que no dia da inauguração poderão ser obtidas todas as informações sobre o primeiro vestibular através do edital que será divulgado no site da Faculdade: www.faculdadecisne.com.br.
Postado por: Jornalismo – Sistema Maior de Comunicação