Se vivo fosse, Josephu Antonius Godefridus Van Esch, o Padre José Van Esch, completaria nesta terça-feira, 13 de janeiro, 88 anos.
Natural da Holanda, Pe. José foi ordenado em 1958 e, no ano seguinte, chegou ao Brasil a bordo do navio alemão Lienbenstein. Finalmente, em 1969, Pe. José chega à Quixeramobim, onde iniciou mais uma etapa de seu importante trabalho religioso, tendo assumido em 1990, o comando da Paróquia de Santo Antônio.
Por 39 anos, o missionário realizou um belíssimo trabalho, promovendo obras sociais em Quixeramobim, onde exerceu mais que a caridade, um trabalho social global e contínuo, sempre se esforçando para minimizar o sofrimento dos menos favorecidos. Pe. José faleceu no dia 15 de setembro de 2011, em sua terra natal, Holanda.
Detalhe – Em 19 de abril de 2012 a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou o projeto de N° 290/2011, dando ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) o nome de Padre José Van Esch. O empreendimento é uma das maiores obras públicas já construídas no Sertão Central cearense.