A Câmara Municipal de Quixeramobim realizou na manhã desta sexta-feira, 09, no prédio da Casa de Câmara e Cadeia, uma solenidade em alusão a Confederação do Equador, o mais importante movimento revolucionário republicano do Nordeste, que teve início em Quixeramobim.
190 anos após os vereadores quixeramobinenses apresentaram uma indicação acusando o Imperador Pedro I de traidor da Pátria, como diz o texto, declara-o e a sua descendência decaídos dos direitos ao trono, e que se organize um governo republicano. A Câmara relembrou o ato durante a solenidade que também teve como objetivo o lançamento do concurso cultural que contará com a participação de alunos da rede pública municipal, cujos trabalhos, como os de redação, serão apresentados nas festividades do padroeiro Santo Antônio, no mês de junho.
Além do presidente do legislativo, Everardo Junior, e demais vereadores, prestigiaram o evento a secretária de Educação, Sandra Castro, e o secretário de Cultura e Turismo, Aécio Holanda.
Na página “História”, do site do Sistema Maior de Comunicação, (http://www.sistemamaior.com.br/quixeramobim/historia.php) é possível obter mais informações sobre como ocorreu este importante movimento em Quixeramobim.