Os alunos das 25 primeiras Escolas Estaduais de Educação Profissional, implantadas no Estado, terão a oportunidade de colocar em prática o que aprenderam em sala de aula. A iniciativa atende ao que está proposto na Formação Técnica em Nível Médio que prevê o Estágio Curricular Obrigatório. Os estudantes dos cursos de Enfermagem e Segurança do Trabalho começam no próximo mês de maio, enquanto os de Informática e Turismo em julho. Para que todos tenham a mesma oportunidade, a Secretaria da Educação (Seduc) realiza ações de captação de vagas junto a empresas e instituições cearenses, interessadas em oportunizar vagas para estagiários. O cadastro ficará aberto até o mês de junho.
Para participar a entidade deverá acessar http://captacao-estagio.seduc.ce.gov.br/estagio-seduc/_ onde vai conhecer o perfil dos jovens e formalizar a captação. A medida contribuirá para a elevação dos níveis de profissionalização do Estado e estimulará a inserção dos cearenses no mundo do trabalho. Também visa à permanência do aluno e sua conclusão no curso.
Ao todo, serão captadas 3.589 vagas de estágios, sendo 1.961 na área de Informática, 310 em Turismo, 382 em Segurança do Trabalho e 1.205 em Enfermagem, que irão contemplar 20 municípios cearenses(Fortaleza, Barbalha, Bela Cruz, Brejo Santo, Cedro, Crateús, Crato, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Pacajus, Pacatuba, Quixadá, Redenção, Santa Quitéria, São Benedito, Senador Pompeu, Sobral, Tabuleiro do Norte e Tauá). O Estágio Curricular Obrigatório será vivenciado por todos os alunos do 3º ano das Escolas Estaduais de Educação Profissional.