As recentes denúncias de pedofilia contra membros da Igreja Católica na Europa e Estados Unidos provocaram “uma dor muito grande” no papa Bento 16, afirmou o secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone.
O religioso, que está em viagem oficial ao Chile, destacou que, apesar das acusações, a Igreja “tem a força interior” necessária para continuar sua missão por “um mundo novo e uma humanidade nova”.
“O Santo Padre tem sofrido muito e nós, pastores, também, por estes casos de sacerdotes infiéis, não fiéis a sua vocação e missão”, disse Bertone durante uma visita feita ontem à diocese de Magallanes.
O cardeal, que também se reuniu com o presidente chileno, Sebastián Piñera, destacou que “a Igreja é uma instituição que tem a força interior e o carisma de Jesus Cristo, o qual continua protegendo e animando sua Igreja”.
O Vaticano vem enfrentando nos últimos meses uma série de denúncias de supostos casos de pedofilia em vários países, como Estados Unidos, Irlanda, Alemanha, França, Suíça, Espanha, México, Itália, Áustria, Holanda, entre outros.
Nas últimas semanas, o próprio papa Bento 16 foi questionado pela imprensa alemã e americana, sob a acusação de ter mantido silêncio sobre abusos quando era arcebispo de Munique e depois prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé no Vaticano, durante 24 anos até ser eleito Papa em 2005.
Bento 16 chegou a escrever uma carta aos fiéis da Irlanda, onde a nova onda de denúncias começou, pedindo desculpas às vítimas de abuso, falando aos pedófilos para que se entreguem e admitindo os graves erros dos bispos que se calaram. a carta foi considerada “muito pouco” pelas vítimas, que esperavam uma reação mais contundente do líder da Igreja Católica.
Ontem, o Vaticano confirmou a informação de que o religioso Georg Mueller, de Trondheim, na Noruega, abusou sexualmente de um menor no início dos anos 1990.
Bertone contou esperar que as denúncias não levem à perda de vocações, porque “a missão de anunciar um novo mundo e uma nova humanidade é um desafio para todos, apesar dos sinais negativos, nesta grande obra de reconstrução da humanidade nova, que é o futuro”.
Em uma mensagem à população de Magallanes, Bertone relembrou a visita do papa João Paulo 2º ao Chile e à Argentina em 1987 e a comemoração dos 25 anos da mediação vaticana que evitou um enfrentamento militar durante o conflito do canal de Beagle.
O secretário de Estado chegou ao Chile na última terça-feira para uma visita oficial de uma semana. Hoje o cardeal deve visitar a cidade de Punta Arenas.
(Fonte: Folha Online)